Perda auditiva em adultos
A perda auditiva em adultos é uma condição que pode ocorrer gradualmente ao longo do tempo ou repentinamente devido a várias causas. Essa condição afeta a capacidade de uma pessoa de ouvir sons com clareza e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo, afetando a comunicação, o trabalho, as interações sociais e até mesmo a saúde mental.
É importante reconhecer as dificuldades enfrentadas com perda auditiva e buscar apoio médico. Além disso, os recursos de reabilitação auditiva minimizam os desafios e melhoram a qualidade de vida.
No entanto, nem sempre é fácil identificar perda auditiva em adultos. Por isso, é importante prestar atenção em alguns comportamentos que ele pode ter.
Sintomas de perda auditiva em adultos
O principal sintoma de perda auditiva ou surdez no adulto ou idoso é, geralmente, a dificuldade de compreensão. Ou seja, a pessoa ouve, mas não entende, pois percebe o que estão falando, mas não tem compreensão de todos os fonemas.
No entanto, nem sempre é fácil perceber esse tipo de situação. Por isso, é preciso observar alguns pontos que podem ajudar:
- Dificuldade de conversar com as pessoas quando tem algum barulho de fundo: quem tem perda auditiva tem dificuldade de entender as palavras, especialmente quando tem muitos outros ruídos de fundo. As queixas mais comuns ocorrem quando tentam conversar em um ambiente com música de fundo ou com muitas outras pessoas conversando. Se nessas situações tiver dificuldade de entender uma outra pessoa falando, considere um sintoma;
- Assistir TV, escutar rádio ou mesmo deixar o celular com volume muito alto;
- Dificuldade de ouvir as consoantes: quem tem perda auditiva em agudos, o mais comum com o envelhecimento, tem dificuldade em escutar d, t, z, s, v, f. Por essa razão passam a ter problema no entendimento de palavras como dado, tato, vaca, faca.
Perda auditiva em adultos causa sensação de ouvido entupido
Saiba que a perda auditiva em adultos causa a sensação de ouvido entupido que não passa. É comum as pessoas com perdas em sons graves falarem que tem a sensação de abafamento da fala e de outros sons. Por isso, elas podem pedir com frequência que as pessoas falem mais devagar e com mais clareza.
Além disso, a perda auditiva em adultos pode causar zumbido, um tipo de barulho no ouvido. O zumbido pode estar associado à perda auditiva.
Nos casos mais graves de perda de audição, as pessoas passam a evitar conversas e eventos com outras pessoas. Ou seja, a surdez pode gerar isolamento social e até mesmo agravar sintomas depressivos. Diante dessa suspeita deve-se procurar um médico para avaliação.
Diagnóstico de perda auditiva em adultos
O diagnóstico de perda auditiva é feito com consulta médica e exame de Audiometria. Nesse exame, o examinador vai colocando sons com diferentes volumes e diferentes frequências, desde um som baixinho com poucos decibéis até um som alto, desde sons graves, que são mais grossos, a sons agudos, mais finos. Com isso é possível saber quão alto, ou seja, quantos decibéis (dB) têm que ter o som, para que a pessoa consiga ouvir em cada uma das frequências.
Para se ter uma ideia, um adulto com audição normal escuta em 25dB ou menos em todas as frequências. Se precisar de um som com volume maior que esse, já é considerado que essa pessoa tenha algum grau de perda auditiva.
A partir desse exame também é possível entender a gravidade do quadro. Se é uma perda leve, moderada, severa ou profunda. Essa classificação e o entendimento da causa do problema são variáveis importantes para a definição do tratamento da perda auditiva.
Como funciona a audição?
O aparelho auditivo é composto de orelha externa, média e interna. A orelha externa é o pavilhão e o canal do ouvido, a orelha média é a membrana do tímpano e os três ossículos: martelo, bigorna e estribo. A orelha interna é a cóclea e o labirinto.
Quando ouvimos algo, o som passa pelo conduto auditivo externo e faz vibrar a membrana do tímpano e os três ossículos. Essa vibração, que é uma onda mecânica, é transmitida para a cóclea, que transforma essa vibração em estímulo elétrico.
Dessa forma, o estímulo é transmitido até o nervo auditivo e a parte central da audição e o cérebro. Qualquer problema nesse mecanismo pode causar perda auditiva e surdez. Essa perda auditiva é classificada como neurossensorial. Já quando o problema é na parte interna do ouvido é condutiva. E, quando é na externa ou média, ou ainda mista, quando é uma composição das duas coisas.
O que causa a perda auditiva em adultos?
Existem muitas causas para a surdez. Veja as destacadas:
- Hereditárias: se uma pessoa tem alguém na família que teve perda auditiva, mesmo que isso tenha ocorrido em idades mais avançadas, o seu risco de ter esse problema é maior;
- Infecciosas: por exemplo: meningites, otites, sarampo e rubéola;
- Traumáticas: por exemplo: trauma por hastes flexíveis (do tipo cotonete), trauma cranioencefálico grave com fratura do ouvido;
- Doenças sistêmicas: diabetes, pressão alta, lúpus e artrite reumatoide.
- Envelhecimento: nos idosos, acima de 80 anos, o mais comum é a perda por envelhecimento. Com o passar da idade, é comum que ocorra morte das células da parte interna do ouvido, piorando a audição.
Ouvir música alta pode causar surdez!
Esse é um ponto que merece atenção, pois ouvir sons muito altos nos fones de ouvido ou no trabalho por longo período pode provocar ou piorar a perda auditiva. Atualmente, os mais jovens usam fones de ouvido com músicas altas. Isso é muito prejudicial para os ouvidos! O ideal é que escutem com volume de até 80 dB. A partir daí quanto maior o volume, menor o tempo que se pode expor a esse som.
Outro ponto que merece atenção é a surdez súbita. Ela é uma perda de audição em um curto período, ou seja, a pessoa sente que o ouvido tampou de uma hora para outra. Ela pode ser por causas virais, vasculares ou ainda não ter uma causa definida.
Por conta disso, se uma pessoa perceber de uma hora para outra que o ouvido tampou e que ficou mais difícil ouvir ou entender, é preciso procurar um médico especialista o quanto antes.
Muitas vezes, essa surdez é acúmulo de cera no ouvido com solução simples, mas se for surdez súbita o quanto mais precoce iniciar o tratamento maior é a chance de conseguir recuperar a audição. Vale destacar que tumores como colesteatoma, schawanoma ou neurinoma, meningioma, dentre outros também podem causar perdas, mas são menos frequentes.
Tratamento para perda auditiva em adultos
Existem diversas opções de tratamento para a perda auditiva em adultos, como: aparelhos auditivos convencionais, próteses implantadas na orelha média, próteses de ancoramento ósseo, até cirurgia de implante coclear, na qual se coloca um feixe de eletrodos dentro da cóclea para reestabelecer a audição. Todos esses recursos quando adequadamente indicados têm altas taxas de sucesso.
Saiba que, pelo menos, 20 milhões de brasileiros tem algum grau de perda auditiva. Desses, cerca de 300 mil têm perda severa ou profunda incapacitante. Se considerarmos que a população está envelhecendo, sabemos que esses números vão aumentar, ou seja, cada vez mais, as pessoas irão sofrer por não ouvir bem.
Quem sofre de surdez tem dificuldade na comunicação, na relação com outras pessoas e, por isso, tem tendência ao isolamento. Tem mais chance de ter ou piorar a depressão, problemas de memória, dentre muitas outras consequências que afetam diretamente a qualidade de vida.
Por tudo isso, se uma pessoa suspeita que tem alguma perda auditiva, ela deve prestar atenção nos detalhes mencionados e procurar um médico Otorrinolaringologista.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: