Higiene do sono

A higiene do sono é o conjunto de práticas que ajudam a manter a qualidade do sono e, assim, promover um descanso realmente restaurador. Saiba que apesar de o sono ser fundamental para o equilíbrio das funções cerebrais, ultimamente as pessoas estão vivendo uma epidemia de insônia, onde cada vez mais há relatos de que elas não conseguem adormecer ou que acordam várias vezes durante a noite. 

É importante saber que muitos fatores tornam o padrão de sono insatisfatório: algumas pessoas sofrem com insônia inicial, ou seja, dificuldade para pegar no sono, outras pessoas queixam de sono entrecortado, ou seja, acordam várias vezes ao longo da noite e outras ainda queixam de insônia terminal, ou seja, acordam muito mais cedo do que deveriam e não conseguem pegar no sono novamente.

Diante disso, é correto afirmar que todas as pessoas que sofrem de insônia têm em comum o fato de não terem um sono reparador: não se sentem descansados após dormirem a noite. Estudo mostram que aproximadamente 20% das pessoas se queixam de sua qualidade do sono, atingindo mais mulheres do que homens e mais idosos que jovens.

O que a falta de sono pode causar?

Noites mal dormidas tem relação com alterações de humor, aumento de ansiedade, dificuldade de concentração, fadiga e até aumento de peso.

Além disso, a insônia crônica também está relacionada com piora de doenças clínicas, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e dor crônica. Há ainda maior incidência de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular.

Como fazer higiene do sono?

  • Por esses motivos, o tratamento adequado da insônia é importante e é através da higiene do sono que as pessoas conseguem dormir melhor:
  • Mantenha uma rotina: tenha horários para dormir e acordar todos os dias. Essa rotina é fundamental para o cérebro se preparar para dormir bem;
  • Cama é lugar de dormir: não fique assistindo televisão ou mexendo no computador ou celular enquanto está na cama, isso faz com que o cérebro fique atento e não desligue. O cérebro precisa associar a cama com dormir e não com ficar acordado;
  • Vá para cama quando estiver com sono: evite ficar rolando de um lado para outro na cama tentando dormir, isso mais atrapalha do que ajuda;
  • Não tente prolongar o sono: aquela dormidinha a mais depois que já acordou vai atrapalhar o ritmo de sono e muitas vezes deixar a pessoa mais cansada do que descansada.
  • Se prepare para dormir: procure relaxar física e mentalmente próximo ao horário de dormir. Evite pensar e tentar resolver problemas, questões financeiras e discutir com as pessoas. Próximo a hora de dormir vai se desligando dos estímulos, procure ter atividades relaxantes e calmas;
  • Se alimente adequadamente: não faça refeições pesadas, mas também não vá dormir com fome. Além disso, evite café, chá preto, chá mate e chá verde por pelo menos 6 horas antes de dormir;
  • Evite dormir durante o dia;
  • Faça atividade física regularmente, mas se for próximo da hora de deitar, prefira as atividades mais leves como caminhada, alongamento ou yoga. Dê preferência para fazer atividades físicas de mais alto impacto até 4 horas antes de dormir.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: