Alergia ao leite de vaca: como identificar?

A alergia ao leite de vaca, ou alergia a proteína do leite de vaca, é mais comum do que as pessoas imaginam. Saiba que até 3% das crianças podem ter esse problema e por este motivo é considerada a alergia alimentar mais comum da infância.

É importante saber que alergia ao leite é diferente de intolerância à lactose. Isso porque na intolerância à lactose, o que ocorre é um problema de digestão, ou seja, a pessoa com esse problema não digere corretamente a lactose (um açúcar presente no leite). Como consequência, surgem diversos sintomas, como desconforto abdominal, gases e diarreia. As crianças podem sofrer com esta condição, mas é mais comum em adultos.

As crianças podem sofrer com esta condição, mas é mais comum em adultos.
As crianças podem sofrer com esta condição, mas é mais comum em adultos.

O que é a alergia ao leite de vaca?

A alergia à proteína ao leite de vaca, como o próprio nome diz, não é um problema de digestão do açúcar do leite. Ele decorre do fato de o organismo da criança entender as proteínas do leite de vaca, como algo estranho ao corpo e, na tentativa de combater essas proteínas, provoca um processo inflamatório que pode ter manifestações em várias partes do corpo.

Normalmente essa alergia tem início quando a criança começa a se alimentar com leite de vaca, mas é importante saber que pode ocorrer em bebês que se alimentam apenas com leite materno. A razão disso é que parte das proteínas do leite de vaca que a mãe está consumindo no dia a dia na forma de leite, queijo, requeijão ou outros derivados pode ir para o leite materno. Se o bebê é alérgico, basta uma pequena parte da proteína para ativar essa alergia.

Alimentos derivados do leite podem causar alergia.
Alimentos derivados do leite podem causar alergia.

Sintomas de alergia ao leite de vaca

Os sintomas gastrointestinais abaixo indicam que a criança pode ter alergia ao leite de vaca:

  • Dor de barriga frequente;
  • Diarreia persistente;
  • Náuseas e vômitos após tomarem leite;
  • Sangue nas fezes;
  • Refluxo do estômago para o esôfago e cólicas nos bebês, levando a irritabilidade.
Refluxo do estômago para o esôfago.
Refluxo do estômago para o esôfago.

Se a criança recusa comer e com isso foi identificado que há dificuldade em ganhar peso, crescer em altura, que a criança está mais irritada do que o normal ou ainda com muitas cólicas, procure ajuda de um médico.

Na pele, a criança pode apresentar manchas vermelhas que aparecem de repente, coceiras pelo corpo e inchaço nos olhos ou nos lábios. Eles são de angioedema. Além disso, pode ocorrer sintomas respiratórios como tosse crônica, chiados no peito e nariz.

Quando essa alergia é grave?

Após a ingestão do alimento houver surgimento rápido de lesões de pele ou inchaços no rosto em conjunto com falta de ar e dificuldade para respirar, ou muita dor abdominal e vômitos. Essa é uma reação alérgica de forte intensidade, chamada de choque anafilático. Ela é uma emergência médica e um pronto-socorro deve ser buscado imediatamente.

Muitos sintomas citados aqui são comuns e estão presentes também em várias doenças frequentes em crianças, como gripes, viroses intestinais e outros tipos de alergia. Mas, o que vai chamar atenção para a suspeita de alergia ao leite de vaca, além dos sintomas, são três características:

  • Sintomas recorrentes, ou seja, aparecem passa um tempo melhoram, passa um tempo voltam novamente; 
  • Relação direta com uso do leite, surgimento dos sintomas após a ingestão do leite ou algum derivado sem nenhuma possibilidade de ter alguma outra virose envolvida;
  • Melhora dos sintomas após a suspensão do uso do leite de vaca.

Ao suspeitar que alguém tem alergia ao leite de vaca, preste atenção nos sintomas citados e procure um médico Pediatra.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: