Anemia: o que é, quais são os sintomas e quando suspeitar?
Anemia é o nome dado para a redução dos níveis de hemoglobina do sangue. A hemoglobina é a proteína que transporta oxigênio para os tecidos do corpo e que está quase que totalmente no interior dos glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias.
Diante disso, é válido saber que os sintomas de anemia são variados e dependem da gravidade do caso, mas em geral, são relatados fraqueza, sensação de estar sempre cansado, sonolência e indisposição para as tarefas do dia-a-dia. Além disso, o paciente pode estar mais pálido que o habitual.
Saiba que a palidez é vista na pele e pelas mucosas da gengiva e das pálpebras, ao puxar a pálpebra para baixo. É importante saber que nos casos normais, a mucosa é bem vermelha, enquanto nos casos de anemia, a cor fica mais esbranquiçada.
Entre os sintomas comuns, a pessoa pode relatar ainda tonturas e dor de cabeça. Em caso de suspeita em criança, deve-se ficar atento ainda a falta de apetite, dificuldade de aprendizagem e apatia (falta de interesse pelas atividades que gostava).
Suspeita de anemia: o que fazer?
Diante da suspeita de anemia, o ideal é buscar ajuda médica para realizar o diagnóstico através de exames. Desta forma, haverá confirmação de anemia e indicação de tratamento especifico para o caso.
O diagnóstico é realizado pelo exame de sangue, chamado de hemograma. Se a taxa de hemoglobina estiver abaixo do normal dizemos que a pessoa tem anemia. Em homens adultos o valor de referência é 13, em mulheres é 12 e em crianças até 5 anos é 11. Estima-se que no mundo há mais de 2 bilhões de pessoas com anemia, o que equivale a cerca de 33% da população.
Entendendo a anemia
Uma vez feito o diagnóstico, é preciso entender a causa do problema. Para isso, algumas informações podem ajudar:
- Alimentação: a deficiência de Ferro é a principal causa de anemia, a chamada anemia ferropriva. Ela pode ocorrer em quem não está comendo carne (principalmente carne vermelha), ou feijão, espinafre, que são alimentos ricos em ferro, mas pode surgir também em pessoas que estejam perdendo sangue, mesmo com alimentação adequada. Outra deficiência nutricional que causa anemia é a falta de vitamina B12. Ela é encontrada em alimentos de origem animal ( carnes, ovos e leite).
- Doenças crônicas: doenças crônicas como HIV/AIDS, insuficiência dos rins, doenças inflamatórias, dentre outras, podem interferir na produção de glóbulos vermelhos e, por isso, ser a causa da anemia. O câncer também pode ter o mesmo efeito e, em geral, estará associado a um quadro de perda de peso mesmo sem dieta. Se uma pessoa está pálida e emagrecendo mesmo comendo o que sempre comia, busque ajuda de um médico.
- Perda de muito sangue: uma das causas da anemia é uma maior perda de sangue do que a capacidade do organismo de produzir. Esse problema é especialmente importante para algumas mulheres com menstruam acima do normal, mas pode ser a causa em outras pessoas também. Por isso repare se há sangue nas fezes (sangue vivo ou um sangue digerido chamado de melena com cor preto e bem fétido, sangue na urina, sangramento vaginal para as mulheres, ou qualquer outro possível.
- Problemas genéticos: se uma pessoa possui familiares com anemia, o risco desta pessoa ter também aumenta, especialmente por alguns problemas genéticos como Talassemia e anemia falciforme.
Em crianças, dependendo do local onde ela mora e das condições de saneamento básico, é importante avaliar a possibilidade de vermes.
O que causa anemia?
Existem muitas outras causas de anemia, como problemas na medula óssea (mielodisplasia, leucemias), exposição a agentes tóxicos, medicações, doenças autoimunes, doenças infecciosas como malária, esquistossomose, dentre outras.
Veja outros dois aspectos destacados:
- Os sinais de alerta: dor no peito, falta de ar para realizar pequenos esforços, batimentos cardíacos muito acelerados, pressão muito baixa ou desmaio. Esses sintomas podem estar associados a uma anemia grave e por isso deve-se procurar o Pronto Socorro imediatamente
- Orientação: como citado anteriormente, existem várias doenças que podem ter como consequência a anemia. Por isso, não tome remédio da vizinha, não siga dietas mostradas na Internet, e não suplementos sem recomendação médica.
Essas práticas sem fundamento podem prejudicar ao invés de ajudar: alguém pode estar com anemia devido insuficiência renal, infecção ou câncer, e não se tratar.
Se os sintomas descritos estiverem presentes, o recomendado é procurar um médico. No caso das anemias, o mais indicado é o Hematologista.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: