Bruxismo: o que é, como identificar e tratar

O bruxismo é uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes, contrai ou empurra a mandíbula de forma involuntária. Pode acontecer durante o sono que é muito mais comum (conhecido como bruxismo do sono) ou durante o dia (conhecido como bruxismo acordado)

Nos dois casos, a força dos músculos responsáveis pela mastigação é muito grande. Ela é fundamental para a sobrevivência humana para cortar alimentos duros e muito resistentes. Saiba que essa força, quando aplicada sobre os alimentos é benéfica e não traz problema algum. No entanto, se aplicada sobre os próprios dentes, pode ser maior do que a resistência e gerar consequências para os dentes e para todas as estruturas relacionadas, como gengiva, ossos, articulações e músculos. 

Ranger ou apertar os dentes de forma involuntária é bruxismo.
Ranger ou apertar os dentes de forma involuntária é bruxismo.

Sintomas de bruxismo

É ideal saber se a pessoa range os dentes dormindo e para isso, é possível perguntar para alguém da família. O desgaste dos dentes também é um sinal bem comum, no entanto, existem várias causas para este problema, como uso exagerado de alimentos ácidos e refluxo do estômago.

Pergunte para alguém da família se os dentes rangem à noite.
Pergunte para alguém da família se os dentes rangem à noite.

É importante saber que o bruxismo é uma das causas de desgaste dos dentes, mas diferente dos ácidos, é possível observar que as bordas dos dentes parecem planas e o dente aparenta ser menor do que já foi um dia.

Observe que as bordas dos dentes parecem planas e o dente aparenta ser menor.
Observe que as bordas dos dentes parecem planas e o dente aparenta ser menor.

Além disso, observe que ao deslizar os dentes para frente e para os lados que as bordas se coincidem como se o dente inferior estivesse modelando o superior.

Algumas mudanças na região do dente, próximo a gengiva também podem ser notadas. Para isso, olhe no espelho e repare se há perda de dente, parecendo que foi cunhada. É fácil sentir com a unha. Essa lesão é chamada de abfração e pode aparecer em pessoas que apertam os dentes.

Dentes moles ou que estão migrando de um lado para o outro também pode indicar bruxismo e acelerar danos causados por doenças gengivais.

Dente quebrado pode indicar bruxismo

Quebrar um dente mastigando ou acordar com pedaços de dente quebrados na boca podem indicar bruxismo. A fratura de dentes e restaurações de forma recorrente podem estar associados ao bruxismo, sinal de que a pessoa está fazendo força exagerada sobre os dentes.

Outro sinal é dor na articulação da mandíbula, próxima a região do ouvido. Saiba que o bruxismo pode causar ou potencializar problemas na articulação da mandíbula, a conhecida ATM, causando sintomas de dor próximo ao pescoço e muitas vezes confundir com dor de ouvido.

Dor para abrir e fechar a boca

Sentir cansaço muscular e dificuldade para abrir a boca completamente, principalmente ao acordar, também pode indicar este problema. Isso acontece, porque os músculos da mastigação ficam cansados e as vezes mais contraídos de tanto fazer força. Se essa tensão persistir por muito tempo, as dores podem intensificar e as limitações de abertura podem piorar.

Dor para abrir e fechar a boca.
Dor para abrir e fechar a boca.

Além disso, é preciso se atentar para alguns medicamentos, como a fluoxetina e drogas, como a heroina e anfetaminas, pois elas têm demonstrado aumento nos casos de bruxismo.

Tratamento

Se identificar os sintomas de bruxismo, procure um cirurgião dentista para correta avaliação. O diagnóstico é clinico, baseado no histórico e no exame da boca do paciente. Muitos casos não precisam de exames complementares.

É válido saber que ainda não existe cura ou tratamento definitivo para o bruxismo, mas um dos principais pontos do tratamento é o uso de um aparelho de acrílico rígido que a pessoa coloca a noite antes de dormir ou até mesmo em alguns momentos do dia.

O tratamento para bruxismo é feito com aparelho de acrílico rígido.
O tratamento para bruxismo é feito com aparelho de acrílico rígido.

A placa fica entre a arcada superior e inferior protegendo os dentes do desgaste. O uso da placa dentária também pode aliviar a musculatura e articulação reduzindo a tensão e dor na região. Outros tratamentos também podem ser empregados, como fisioterapia, terapias para diminuir estresse e ansiedade, uso de botox e tratamento de doenças associadas, que podem predispor ao bruxismo, como os problemas de saúde mental, doença do refluxo e transtornos do sono.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: