Como tratar a água?

Tratar a água é essencial para garantir que ela esteja livre de impurezas e segura para o consumo. Seja nas estações de tratamento ou em casa, esse processo é fundamental para eliminar microorganismos, substâncias químicas e partículas indesejadas, protegendo a saúde de todos.

Atualmente, estima-se que mais de 100 milhões de brasileiros não tem coleta e tratamento de esgoto. Além disso, por volta de 35 milhões de brasileiros não tem água tratada disponível.

Saiba que isso gera um impacto muito grande na saúde pública: de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1% das mortes no Brasil, ou seja, 1 em cada 100 pessoas, está relacionada à falta de saneamento básico, sendo classificada como uma Doença Relacionada ao Saneamento Ambiental Inadequado.

Tratar a água para consumo

A água tratada pelas companhias de abastecimento geralmente chega às torneiras, chuveiros e vasos sanitários por meio do encanamento conectado à rede pública. Em condições normais, essa água é potável, ou seja, própria para o consumo doméstico, incluindo beber, cozinhar e lavar os alimentos.

Em situações onde a água não é tratada, como no caso de água proveniente de poços artesianos, retirada de rios ou até mesmo água da chuva utilizada para consumo, é fundamental redobrar os cuidados para garantir que ela esteja própria para uso, evitando riscos à saúde da família.

Como saber se a água está boa para o uso?

Não se engane pela aparência! Mesmo que a água esteja límpida e cristalina, ela pode estar contaminada com parasitas e vermes invisíveis a olho nu. Para garantir que a água que você consome ou usa para cozinhar e lavar alimentos esteja realmente segura, é essencial filtrá-la, fervê-la ou tratá-la com hipoclorito. Esses métodos ajudam a eliminar qualquer possível contaminação e proteger a saúde da sua família.

Existem duas maneiras principais de tratar a água da forma correta.

O primeiro passo é filtrar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Isso irá fazer a primeira limpeza da água, mas não elimina os parasitas e vermes! Para eliminar será preciso ferver essa água por cinco minutos.

No entanto, se não for possível ferver a água, uma alternativa é filtrar e depois colocar hipoclorito de sódio 2,5%, que é distribuído pelo Ministério da Saúde em frascos de 50ml nas Unidades Básicas de Saúde, também conhecidos por Postos de Saúde.

Como usar?

  • Filtre a água da mesma maneira já comentada anteriormente;
  • Pingue 02 gotas de hipoclorito de sódio a cada litro desta água filtrada;
  • Deixe a água tratada descansando por 30 minutos antes de usar.

Essa água tratada servirá para beber e sempre lavar os alimentos que for ingerir. Além disso, dê preferência a alimentos cozidos, lave bem as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro.

Tratando desta maneira estaremos nos protegendo e protegendo nossa família contra doenças como diarreia, hepatite A e outras parasitoses.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: