Dor de barriga na parte de baixo

Dor de barriga na parte de baixo é um tema é bem complexo e extenso. Na parte 1, foram abordadas as características das dores na parte de cima da barriga. Nesta segunda parte, serão abordadas as principais características a serem observadas para entender as causas mais comuns das dores na parte de baixo da barriga.

Dor de barriga na parte de baixo
Dor de barriga na parte de baixo

Dores na parte inferior da barriga, próximo aos ossos da bacia, também conhecida como dor no pé da barriga. Nessa situação deve-se reparar se:

A dor fica mais localizada a direita ou esquerda:

Deve-se observar se essa dor piora quando se faz força e se existe a formação de algum abaulamento na região da dor, pois pode ser hérnia.

Normalmente, ocorre apenas de um lado, mas pode ocorrer dos dois lados também. A característica mais sugestiva é que a dor piora quando se faz força, ao pegar um peso ou agachar e se melhora quando ao deitar. Da mesma forma, ao fazer força o abaulamento aparece ou aumenta e ao deitar ele diminui ou desaparece.

Dor na esquerda ou direita pode indicar hérnia.
Dor na esquerda ou direita pode indicar hérnia.

A dor começou próximo ao umbigo e agora está forte e localizada na parte direita do abdome:

Pode ser apendicite. Na apendicite a dor se inicia leve, normalmente ao redor do umbigo e após algumas horas a dor deixa de ocorrer no umbigo e passa a ficar concentrada na parte inferior direita da barriga (próxima à região inguinal). Saiba que neste caso, a dor só piora independentemente da posição. Ao apertar, a dor pode piorar ainda mais. Sintomas como febre baixa, falta de apetite, enjoo, vômitos e dificuldade em evacuar ou soltar gases é comum.

Se o paciente tiver sintomas semelhantes a esses da apendicite, mas a dor se localizar do lado esquerdo, especialmente se tiver mais de 40 anos, deve-se considerar a possibilidade de uma diverticulite.

Se a dor for mais central, é preciso avaliar se:

É infecção urinária, conhecida por cistite. Problemas na bexiga, como cistite infecciosa ou mesmo intersticial, podem causar dor no pé da barriga. Sendo esse o caso, ao esvaziar a bexiga através da urina, a dor melhora e conforme a bexiga vai enchendo essa dor piora.

Sintomas infecciosos como ardência para urinar, urina com odor fétido, ir várias vezes ao banheiro urinar devem ser avaliados.

No caso dos homens, o testículo deve avaliado. Problemas testiculares como torção, infecção ou traumas podem causar dor testicular e também dor abdominal, já que a dor abdominal também pode se manifestar como dor no testículo.

No caso das mulheres é fundamental checar se não há possibilidade de atrasos menstruais que podem sugerir gravidez, endometriose, infecções genitais com corrimento, dentre outros.

A dor de barriga na parte de baixo piora com alguma movimentação:

É válido sobre a verificação se a dor não piora com alguma movimentação do abdome, quadril ou quando movimenta as pernas. Pubeite, dores no quadril, contraturas musculares também podem causar dores abdominais na parte de baixo da barriga.

Sangue na urina, dores fortes em um dos lados das costas:

Outra causa de dor no abdome é pedra no rim. Quando a pedra está no rim a dor se concentra mais nas costas, mas à medida que o cálculo vai descendo em direção à bexiga, a dor passa a se localizar na parte lateral da barriga, o que é chamado de flanco, e quando a pedra está quase chegando na bexiga a dor pode ocorrer próximo ao pé da barriga: nas mulheres ocorre na vagina e, nos homens, no testículo.

Nos casos de pedra no rim, além dessa localização da dor, saiba que a dor é de fortíssima intensidade em cólica e normalmente é acompanhada de sangue na urina, vontade de ir urinar várias vezes, náuseas e vômitos. Outros problemas como apendicite, diverticulite, hérnia umbilical, dentre outros também podem causar dor nessa região.

Sangue na urina, dores fortes em um dos lados das costas pode indicar pedra nos rins.
Sangue na urina, dores fortes em um dos lados das costas pode indicar pedra nos rins.

Dor em toda a barriga e como está o hábito intestinal:

Existe uma série de problemas que podem causar dor em toda a barriga, como viroses, verminoses, gases, intestino preso, problemas intestinais mais graves como tumores ou quadros inflamatórios mais agudos como apendicite, diverticulite ou úlceras perfuradas.

Como dito na primeira parte, é importante saber que nem sempre a localização dos sintomas fica clara e esses sintomas presentes, o que dificulta o médico a fazer o diagnóstico.

Existem outras informações que são importantes observar e relatar, como:

  • Há quanto tempo começou a dor? Nos casos de dores que melhoram e pioram, de quanto em quanto tempo aparecem, e se tem algo que faz que piora;
  • Como está o hábito intestinal? Se está com intestino preso ou com diarreia e desde quando isso está acontecendo ou se houve alguma mudança nos últimos tempos;
  • Se está perdendo peso mesmo comendo as mesmas quantidades de comida que sempre come;
  • Se tem alguém na família que já teve algum problema semelhante;
  • Se houve alguma mudança na vida, como medicação, exercício ou dietas.

Quando buscar ajuda em um pronto-socorro?

Existem vários sinais de alerta, aqui vamos destacar onze:

  1. Dor de barriga que piora constantemente ao longo do tempo;
  2. Dor de barriga tão grave que a pessoa não pode se mover por causa da dor, ou não pode ficar parado ou, encontrar uma posição confortável;
  3. Dor que piora quando se aperta e se solta a barriga;
  4. Dor que apareceu após trauma, como um acidente de carro ou uma queda. Esse trauma pode ter causado alguma lesão importante em um dos órgãos do abdome;
  5. Se junto com a dor de barriga a pessoa sentir pressão ou dor no peito, lembrando que um infarto do coração pode causar dor no peito e também no abdome;
  6. Febre persistente;
  7. Fezes com sangue vista no vaso sanitário, o que indica presença de sangue em maior quantidade;
  8. Náusea e vômito persistentes que o impedem de se alimentar ou beber líquidos;
  9. Se a pele e olhos são amarelados, chamado de icterícia, indica um problema no fígado ou na drenagem da bile;
  10. Barriga cada vez mais distendida e inchada do abdome;
  11. Suspeita de apendicite, diverticulite, pancreatite com as características mencionadas.

Em todos esses casos busque ajuda em um pronto-socorro quanto antes para uma avaliação médica de urgência.

Especialistas que podem ajudar

Não sendo esse o caso e a dor continuar persistente, preste atenção nos sintomas mencionados e procure um médico Cirurgião Geral ou Cirurgião do Aparelho Digestivo. No caso das mulheres com dor o pé da barriga, busque ajuda de um Ginecologista.

Além disso, é importante lembrar também que se junto com a dor a pessoa também tiver perda de peso, sangramento ou alteração do hábito intestinal, como dificuldade ou diminuição das vezes que vai ao banheiro evacuar, pode ser uma causa mais grave e a consulta deve ser marcada o mais rápido possível.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação do especialista: