Língua presa: o que é, sintomas, complicações e tratamento
A língua presa, ou anquiloglossia, é uma situação em que o freio, que corresponde ao tecido que fica embaixo da língua, é mais curto e apertado que o normal, dificultando o movimento da língua.
Embora não seja um problema grave para a saúde é muito comum e afeta entre 4 e 6% dos bebês. Dependendo do grau, a língua presa pode interferir na amamentação do bebê, prejudicando o ganho de peso, pode afetar o desenvolvimento da fala e gerar constrangimentos e motivos para bullying.
Quando suspeitar de língua presa em crianças?
- Ao observar um bebê chorando, observe se ele não consegue levantar a língua;
- Dificuldade para movimentar a língua, para lateral, superior e até colocar a língua para fora;
- Presença da língua em forma de coração quando a criança tenta colocar para fora da boca;
- Dificuldade na amamentação;
- Dificuldade na fala, em pronunciar letras como L, R, N ou Z.
Quais consequências a língua presa pode causar?
- Problemas na amamentação, gerando estresse na mãe e no bebê, podendo até prejudicar o ganho de peso do bebê;
- Prejudicar o desenvolvimento dentário e dificuldade em manter higiene adequada da boca;
- Dificuldade para comer e engolir;
- Dificuldade em atividades que envolvem a língua como lamber um sorvete, lamber os lábios, tocar um instrumento de sopro ou beijar.
- Prejuízo social com constrangimento e até bullying.
Diagnóstico e tratamento da língua presa
O diagnóstico é realizado pelo exame físico do pediatra, mas atualmente, é realizado o teste da linguinha, quando o bebê nasce. Esse teste é feito através da observação da movimentação da língua do bebê, durante o choro e a amamentação. O diagnóstico é mais frequentemente no bebê, mas pode acontecer na idade adulta, principalmente em casos mais leves.
Já o tratamento da língua presa é individualizado e depende do grau, do tipo e de quais problemas está causando. Quando a cirurgia é indicada é realizada é frenotomia, ou frenuloplastia, para fazer um corte no freio embaixo da língua para liberá-la. Esse procedimento é relativamente simples, com poucas complicações e a anestesia pode ser local ou geral. O especialista pode sugerir a fonoterapia complementar.
Qual a causa da língua presa?
Geralmente o freio da língua separa da língua antes do nascimento do bebê. Quem nasce com língua presa não sofre essa separação, mas não se sabe ao certo a causa disso. O parece é haver um componente genético. O que se sabe também é que é mais comum em meninos, se comparado com as meninas.
Ao identificar ou suspeitar que a criança tenha língua presa, procure um médico otorrinolaringologista.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: