O que fazer ao bater a cabeça?
Bater a cabeça é frequente no dia a dia, mas muitas pessoas não sabem o que precisa ser feito nessa situação. O primeiro passo, após bater a cabeça, é avaliar qual a causa da batida e da queda.
Casos graves ao bater a cabeça
É preciso saber se a causa foi um acidente grave, como um atropelamento ou um acidente de carro ou moto. Se isso acontecer, procure atendimento médico de urgência, pois esses são acidentes de forte intensidade e é preciso ter certeza que não existem problemas mais graves causados pelo acidente.
Se no caminho do pronto-socorro houver sangramento, vale usar um pano limpo ou toalha e comprimir o local.
Casos leves ao bater a cabeça
Na maioria das vezes, a batida da cabeça não é de forte intensidade, como quedas de crianças ou adultos, pancadas no armário ou no porta mala do carro. Inicialmente, esses casos são leves e não precisam de avaliação médica.
Para estas situações, coloque gelo no local por alguns minutos. Ele deve estar envolto por um pano para evitar o contato direto com a pele, que pode machucar. Isso vai diminuir a dor e o inchaço local. Após, a pessoa deve procurar por sinais de alerta, sintomas graves que podem sugerir um sangramento dentro do crânio e indicam que uma tomografia deve ser realizada para avaliar a gravidade do caso, como:
- Vômitos ou enjoo;
- Dor forte na cabeça forte;
- Tontura;
- Sonolência;
- Amnésia;
- Esquecimento ou sinais de confusão.
No caso de crianças e idosos a atenção deve ser redobrada. Isso porque em crianças pequenas, com menos de 3 anos, e idosos a avaliação desses sinais de alerta é mais difícil por diversos motivos.
Evolução do galo, após bater a cabeça
O galo é um hematoma entre o osso do crânio e a galea, camada que separa os músculos e a pele do osso. O hematoma, ou galo, pode aumentar nos primeiros dias e para diminuir o inchaço é indicado fazer compressas geladas por 20 minutos, de três a cinco vezes por dia, nos primeiros dois dias.
Dúvidas comuns ao bater a cabeça
- É preciso realizar um raio-x da cabeça? Não!
O exame de escolha é a tomografia e a indicação é muito liberal. As exceções são as crianças e gestantes pelo risco da radiação. Nesses casos o médico vai analisar o risco e o benefício do exame.
- É permitido dormir após bater a cabeça? Sim!
Se a batida foi leve e não há sinais de alerta, como os listados, é permitido dormir. É recomendado acordar as crianças, durante à noite, para reavaliar o caso e se houver dúvidas, procure o hospital.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: