Óculos de sol: qual a melhor lente para você?
Os óculos de sol desempenham um papel fundamental na proteção da visão, pois filtram a radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol. A exposição excessiva a essa radiação pode causar danos aos olhos e à pele ao redor, aumentando o risco de desenvolvimento:
- Pterígio (crescimento anormal de tecido no canto dos olhos);
- Catarata (opacificação do cristalino, que prejudica a visão);
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);
- Tumores malignos nos olhos e na pele ao redor da região ocular.
O uso adequado de óculos de sol ajuda a reduzir esses riscos, garantindo maior proteção e conforto visual.
Qual é a melhor cor de lente para cada situação?
As lentes dos óculos de sol estão disponíveis em diversos núcleos, cada uma com características específicas que proporcionam benefícios distintos em diferentes condições de luminosidade:
- Lentes verdes: proporcionam precisão visual e controle adequado à luminosidade;
- Lentes marrons: ideais para dias com grande intensidade luminosa, rápida o ofuscamento;
- Lentes cinza: filtram os raios UV e infravermelhos, melhorando a percepção das cores e facilitando a direção sob neblina;
- Lentes pretas: recomendadas para ambientes com alta luminosidade, embora possam diminuir a sensibilidade em locais com pouca luz;
- Lentes amarelas: melhoram o contraste visual à noite, sendo especialmente úteis para motoristas que enfrentam o brilho dos faróis de outros veículos. Essa opção é indicada, inclusive, para pessoas com catarata inicial, que sofrem com o ofuscamento noturno.
Proteção contra raios uv: o fator mais importante
Independentemente da cor da lente, o mais importante ao escolher um óculos de sol é garantir que ele tenha proteção contra raios UV . As lentes devem conter uma película protetora que funciona como um filtro para os raios UVA e UVB.
Óculos escuros sem essa proteção podem ser ainda mais atraentes do que não usar nenhum acessório. Isso ocorre porque, em ambientes mais escuros, as pupilas dilatam para permitir a entrada de mais luz. Sem o filtro UV, há um aumento da exposição à radiação, o que pode acelerar danos à retina e outras estruturas oculares.
Como saber se os óculos possuem proteção uv?
Para garantir a proteção adequada, é essencial adquirir óculos de fornecedores específicos. Além disso, muitas óticas possuem equipamentos específicos que medem o nível de proteção contra raios UV das lentes.
Óculos de sol para crianças
A proteção ocular deve começar desde cedo. O uso de óculos de sol por crianças é altamente recomendado, pois a exposição solar acumulada ao longo da vida contribui para o desenvolvimento de doenças oculares no futuro.
Os óculos de sol são acessórios indispensáveis para a saúde ocular. No entanto, é fundamental escolher modelos que ofereçam proteção UV para evitar danos à visão e garantir maior conforto em diferentes condições de luminosidade.
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação da especialista: