Picada de cobra: O que fazer?
Ao ser picado, ou ver alguém sendo picado por uma cobra, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e ir ao hospital o mais rápido possível para receber o soro que combate o veneno da cobra o quanto antes. Este é o principal fator para diminuir as consequências dessa picada.
Vale avaliar a situação para definir se é mais rápido ir até ao hospital ou chamar uma ambulância (serviço de emergência).
O que fazer no caminho para o hospital?
- Cuidado com o inchaço: a picada pode causar muito inchaço, por isso, é importante retirar tudo o que pode apertar o local: se foi no braço, tire a aliança do dedo, relógio, pulseira. Se foi na perna, tire o sapato e meia;
- Lave o local: se houver possibilidade, lave o local da picada com água e sabão, pois isso diminuirá a chance de infecção no local da picada;
- Tire foto da cobra: essa atitude é boa para identificar a cobra e facilitar o entendimento de que soro que a pessoa deve receber no hospital, mas atenção: só deve ser feito se for seguro e se não for atrasar a ida até o hospital.
O que não fazer ao ser picado por uma cobra?
Não faça torniquete, corte, chupe e nem mesmo coloque gelo ou passe pomadas no local. Essas atitudes não adiantam e só aumentam a chance de complicação.
A picada de cobra pode causar bastante medo e muitas vezes desespero, mas siga as três orientações mencionadas, mantenha a calma e lembre-se do mais importante: procurar o serviço médico o quanto antes!
Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!
Veja o vídeo com a explicação do especialista: