Por que as pessoas tem depressão?

É comum a falta de entendimento quando o assunto é sobre alguém que foi diagnosticado com depressão. Neste sentido, são “normais” julgamentos, como: “ela não dá valor à família e nem a sua vida”. “Tem de tudo, mas não se importa com ninguém”. É importante revelar que esse tipo de atitude não ajuda em nada e, em muitos casos, podem até prejudicar a pessoa diagnóstica com a doença.

Saiba que a depressão é uma doença como qualquer outra que pode acometer pessoas de qualquer idade, etnia, religião e classe social. É importante revelar que pessoas que tem uma família ótima e que possuem boas condições financeiras também podem ser afetadas por essa doença. Entretanto, existem pessoas que enfrentam dificuldades graves na vida e não desenvolvem depressão. Por que isso acontece?

Causas de depressão

Não é possível afirmar porque a depressão pode acometer uma pessoa e não outra, isso porque as causas da depressão são multifatoriais, ou seja, não é apenas um único fator que determina se a pessoa vai ou não vai desenvolver depressão. Mas, existem alguns pontos que podem ajudar a entender, como:

  • Genética: Algumas pessoas possuem predisposição genética para o desenvolvimento de depressão, mas isso não significa que filhos de pais depressivos necessariamente serão deprimidos. No entanto, indica que esses filhos possuem uma chance maior, do que a população em geral, em desenvolver depressão;
  • Saúde física da pessoa e o funcionamento hormonal e biológico do corpo: neste ponto existem muitos aspectos que podem predispor a pessoa em desenvolver depressão, como alterações na tireoide ou disfunção hormonal, no caso das mulheres (como menopausa e pós-parto,  devido a privação de sono e das alterações hormonais), doenças como diabetes, Acidentes Vascular Cerebral, infarto do miocárdio, câncer e doenças autoimunes;
  • Alimentação e obesidade: alguns alimentos podem causar inflamação, por exemplo, e levar a sintomas depressivos;
  • Fatores externos;
  • Traumas;
  • Desemprego;
  • Violência;
  • Luto.

É importante saber que várias situações podem gerar um gatilho para depressão, mas isso dependerá da predisposição da pessoa em desenvolver ou não a doença. Ou seja, é importante ter uma vida família estrutura e cuidar da vida espiritual, mas não é garantia de que a pessoa não desenvolverá a doença.

Se precisar de ajuda ou notar que alguém precisa, busque ajuda com um Psiquiatra.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: