Sinusite: conheça os sintomas e tipos diferentes

Sinusite ou Rinossinusite é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais. Esses seios são cavidades existentes nos ossos da nossa face, que são preenchidos por ar, e que podem inflamar por diferentes causas, como: infecção por bactéria, vírus ou alergia, causando a sinusite.

A estimativa é que os adultos apresentem entre 2 e 5 episódios de infecções virais por ano. Já as crianças em idade escolar, entre 7 e 10 episódios. Saiba que aproximadamente 12% das pessoas apresentam quadro de rinossinusite aguda, que são aquelas com menos de três meses de duração.

Sinusite é a inflamação da mucosa do nariz.
Sinusite é a inflamação da mucosa do nariz.

Sintomas de sinusite

Entre os sintomas de sinusite aguda estão:

  • Nariz entupido;
  • Secreção nasal, popularmente conhecido por catarro, que pode ser esbranquiçado ou amarelado;
  • Dor e sensação de peso na testa, ao redor dos olhos e ao redor do nariz, que pioram normalmente ao abaixar a cabeça;
  • Tosse: a sinusite é uma das principais causas de tosse. Uma característica importante é que ela normalmente piora à noite ou ao deitar. Isso acontece porque a secreção presente nos seios paranasais tendem a escoar para a garganta quando se deita, estimulando o reflexo de tosse;
  • Alteração do olfato, que pode ficar diminuído ou ausente.
O olfato pode sofrer alterações.
O olfato pode sofrer alterações.

Além disso, a sinusite pode ser a causa de entupimento do ouvido, mau hálito, dores de cabeça e cansaço pelo corpo.

É importante destacar também que a rinossinusite aguda pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais comum nos meses de inverno, em cidades poluídas e em locais com grandes variações climáticas.

Na maioria das vezes a causa é viral, iniciando o quadro com uma gripe ou um resfriado comum, com duração de até dez dias. Somente de 0,5 a 2% desses casos evoluem para rinossinusite bacteriana, que é o quadro mais grave.

Sintomas de sinusite bacteriana

Entre os sintomas que sugerem a sinusite bacteriana estão:

  • Febre: temperatura acima de 38 graus;
  • Quadro persistente, com mais de 10 dias;
  • Catarro bem amarelado;
  • Dor no corpo e prostração.

 Na presença desses sintomas é recomendado procurar o Otorrinolaringologista o quanto antes.

É importante saber que no caso da sinusite crônica, alguns sintomas são semelhantes aos da sinusite aguda, como nariz entupido, secreção nasal, dor facial e alterações no olfato. A diferença é que são persistentes e têm duração superior a três meses.

A causa ainda não é conhecida e várias teorias tentam explicar essa inflamação crônica, como: comunidades de bactérias, fungos, predisposição genética, dentre outras. No entanto, em muitos casos, são necessários exames complementares para melhor entendimento do problema.

Vale destacar que a sinusite crônica também é um problema comum. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a estimativa é que 5,5% das pessoas apresentem sinusite crônica.

Por isso, é importante saber que tanto a sinusite aguda quanto a crônica podem ter forte impacto no sono, na produtividade escolar, no trabalho e na qualidade de vida. Elas têm tratamento e por este motivo se alguns dos sintomas mencionados estiverem presentes, procure um médico Otorrinolaringologista.

A sinusite aguda prejudica o sono.
A sinusite aguda prejudica o sono.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: