Crianças que fazem xixi na cama: como lidar?

Fazer xixi na cama faz parte do desenvolvimento de quase toda criança. Isso é normal principalmente até 5 anos. No entanto, depois dessa idade, o xixi na cama pode indicar que algo está errado e é recomendado procurar ajuda de um especialista.

Se uma criança tiver esse problema repare nos aspectos abaixo:

A criança urina demais?

Algumas crianças produzem muita urina à noite (poliúria noturna), mais do que a bexiga pode aguentar e acaba perdendo urina por essa produção aumentada.

 Existem duas principais causas de produção aumentada de urina:

  • Problemas hormonais: relacionados à baixa liberação de hormônio antidiurético à noite
  • Diabetes: acordar à noite para urinar pode ser um dos primeiros sinais de diabetes em criança. A suspeita de diabetes deve ocorrer se, além de urinar na cama, a criança tiver:
  • Urinando várias vezes durante o dia;
  • Tem muita sede ao longo do dia;
  • Sente cansaço;
  • Perde peso, mesmo comendo bastante.

Na presença desses sintomas é preciso procurar o médico pediatra o quanto antes.

Se a criança sempre faz xixi na cama procure um médico.

Como é o sono da criança?

O sono pode estar relacionado à perda de xixi a noite (enurese), principalmente se há:

  • Apneia do sono e, nesse caso, a criança ronca, acorda muitas vezes à noite e tem muito sono durante o dia;
  • Sono profundo, em que ela não acorda mesmo com a bexiga muito cheia. Como resultado, a criança urina na cama.

A criança perde urina durante o dia?

Observe como a criança fica durante o dia: se ela perde urina também de dia ou se fica com a roupa molhada de xixi na escola.

 Quando a criança perde urina durante o dia, isso sugere outros problemas que não têm relação com a noite ou com o sono. Dentre as possibilidades estão:

  • Bexiga hiperativa: nesse caso, a bexiga contrai involuntariamente, ou seja, sem o desejo da criança. Ela sente que, de repente, fica apertada, mas muitas vezes não consegue chegar ao banheiro a tempo e acaba perdendo urina na roupa.
  • Infecção urinária: avalie se a criança não perdia urina na cama e passou a perder, verifique se ela está com dor para urinar, se a urina sai em gotejamento, se a urina está com cheiro forte ou se está indo urinar a todo momento e só sai um pouquinho de urina.

Psicológico e xixi na cama

Além disso, os pais ou responsáveis devem observar como está a parte psicológica da criança, já que tem relação com o fazer “xixi na cama”. Saiba que os casos mais comuns acontecem em momentos marcantes: quando vai nascer um irmão, quando entra na escola nova ou quando vai dormir fora de casa. Mas, a parte psicológica pode ser ainda mais afetada dependendo de como os pais e cuidadores lidam com o problema.

É importante saber que a criança não tem culpa por fazer xixi na cama. Portanto, não adianta brigar com ela, pois isso deixará a situação pior. Vale saber que existem outros fatores que podem estar relacionados à enurese, como: intestino preso, antecedentes familiares ou problemas neurológicos.

Brigar com a criança não vai fazer com que ela pare de fazer xixi na cama.

O mais importante neste caso é não deixar o problema evoluir. Fazer xixi na cama não atrapalha somente o sono da criança e dos pais, mas pode trazer limitação da vida social da criança e tem tratamento. Em caso de enurese em criança preste atenção nos aspectos mencionados e procure um médico Pediatra ou um Urologista Infantil.

Continue acompanhando nosso site e tenha acesso às Informações de saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor!

Veja o vídeo com a explicação da especialista: